terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

"Harry Potter e a Ordem da Fênix"

O quinto livro é o maior da saga escrito por J.K. Rowling, a capa sombria indica que os personagens cresceram e a hora de brincar acabou. Mesmo Harry avisando sobre a volta de Você-Sabe-Quem, a comunidade bruxa parece cética em acreditar sobre o retorno do Lord das Trevas. O único que acredita em Harry é Dumbledore, mas mesmo ele se torna distante do garoto neste ano letivo. Para complicar tudo, o Ministro da magia, Cornélio Fudge, cria uma verdadeira paranoia pensando que o diretor de Hogwarts está tentando derrubar o Ministério da Magia. É então que é inserida na história Dolores Umbridge, que ocupará o cargo de professora de Defesa Contra Artes das Trevas, mas sua verdadeira tarefa é espionar a escola.

Infantiloide, metódica e azeda, a megera só trará problemas e pouco a pouco começará a tomar o controle de Hogwarts por meio de vários decretos educacionais. A vida de Harry se tornará um inferno, pois acaba sendo privado de tudo que fazia a escola ser seu verdadeiro lar. É então que o trio principal cria a Armada de Dumbledore, que servirá para Harry ensinar Defesa Contra Artes das Trevas a outros alunos. As aulas acabam sendo as escondidas, e nitidamente mostra eles se rebelando contra os rumos que a escola vem levando. Estes encontros é uma das que mais gosto no livro.

Mas não é apenas em Hogwarts que grupos secretos estão sendo criados. É aí que surge a Ordem da Fênix, organização criada para combater o maléfico Voldemort e seus aliados. A Ordem da Fênix possui as melhores batalhas na minha opinião, a batalha entre eles e os Comensais da Morte é incrível, e o confronto entre Voldemort e Dumbledore é épico! Essas cenas também ficaram bem bacanas no filme, mas de uma maneira diferente.

Outra coisa que gostei bastante quando li pela primeira vez, lá na minha adolescência, são as cenas normais do cotidiano da vida dos estudantes. Gostei de ver eles se matando de estudar para fazer as provas do N.O.M. (Nível Ordinário em Magia). Me identifiquei pois na época eu tinha que estudar muito para fazer diversas provas também. Harry também engata um namoro com Cho Chang, e tem um dos encontros mais desastrados (e engraçados) que já li!

Depois do quinto volume, a batalha final está bem mais próxima. Para quem não leu, não deixe de conferir os outros posts da saga!

0 comentários:

Postar um comentário