segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

"Harry Potter e a Pedra Filosofal", J.K. Rowling

Como vocês devem saber pela página do facebook, resolvi transformar o mês de Fevereiro no mês da Fantasia! Ou seja, lerei apenas livros relacionados a este tema.  E para começar, nada melhor que escolher uma saga que marcou a infância e adolescência de muita gente... sim, estou falando de Harry Potter! Assim como eu, muitos já leram a história ou viram o filme, então falarei apenas do que eu realmente gostei nos livros e do que me vem a memória quando eu releio eles.

Harry Potter e a Pedra Filosofal é o livro que considero mais fraco da saga, prefiro até mesmo sua versão cinematográfica. Por ser um livro introdutório, apresentando personagens, locais, e o pano de fundo da história, a autora deixou a desejar na explicação dos detalhes de algumas coisas, como cenário e até mesmo algumas cenas. Por isso prefiro mais o filme, por ele lidar muito mais com este tema visual, todo o mundo de J.K. Rowling apareceu com todo seu esplendor.

Alguns momentos marcantes estão a cena do encontro de Harry, Rony e Hermione no trem, e o desenrolar da amizade dos três durante o ano letivo em Hogwarts. Hermione, minha personagem preferida, sempre se destacando dos demais desde o começo e mostrando o quanto é inteligente.

Outra cena que é de emocionar é quando Harry encontra pela primeira vez o espelho de Ojesed e descobre os membros de sua família. É legal também a metáfora que J.K. cria quando Dumbledore explica que muitos já definharam em frente a ele. Quando Harry pergunta ao diretor o que ele via quando se olhava no espelho, desconfia que ele não lhe entrega uma resposta sincera, um fato enigmático que só é respondido no último livro.

A parte que eles resolvem buscar a Pedra Filosofal, resolvendo os desafios que a protegem, é tão rápida que mal consegue ser aproveitada, e sendo melhor representada no filme novamente. O filme em geral é bem fiel ao livro, contando com pouquíssimas diferenças, e isso é bom, visto que é a primeira vez que todo esse universo era criado, contando inclusive com muita ajuda da J.K., que inclusive escreveu algumas cenas.

Sobre a autora

J.K. Rownling nasceu em junho de 1965, e Harry Potter é o primeiro livro de uma saga de sucesso que ela viria a escrever. A autora passou por diversos dificuldades antes de terminar o primeiro livro e foi recusada várias vezes antes de ser publicada. Em uma entrevista ela conta, inclusive, que não tinha certeza do sucesso da obra, mas havia uma voz ao seu lado dizendo que, caso conseguisse publicar o livro, ele seria um sucesso! E não deu outra, hoje é uma das escritoras mais famosas do mundo.

Bom, esta é a primeira parte falando desta incrível saga, em breve posto falando sobre o segundo livro!

0 comentários:

Postar um comentário