terça-feira, 18 de agosto de 2015

"HQ A Piada Mortal" de Alan Moore e Brian Bolland

A PIADA MORTAL
Roteiro por Alan Moore
Arte por Brian Bolland
88 páginas
Editora Panini

Uma das HQs mais emblemáticas do Batman, principalmente quando pensamos em seu principal vilão, o Coringa. A Piada Mortal nos conta uma das possíveis origens do Coringa, além de nos mostrar um dos mais terríveis planos do vilão. Esse plano envolve principalmente o Comissória Gordon, e sua filha Bárbara, as atrocidades que acontecem com estes dois personagens são lembrados até hoje pelos leitores. Como a Bárbara mesmo nos relata: "ele foi além dos limites..."

A história nos levanta diversas questões... como até que ponto um homem de bem pode perder a sanidade... até quando pode existir o confronto entre o bem e o mal... Descobrimos porque o Coringa é o pior inimigo do Batman, e um dos piores vilões de todos os tempos! Alan Moore (mesmo criador de Watchmen) novamente nos mostra um lado bizarro do mundo dos super-heróis, em uma história sem um lado feliz. Não quero apresentar revelações, pois penso que o próprio leitor deve se surpreender com os acontecimentos mostrados.

Comissário Gordon em um dia ruim
O traço do Brian Bolland é perfeito, e diversos quadros ficaram extremamente emblemáticos. As cores são diferentes da original, mas mudaram para melhor, visto que quem coloriu foi o próprio Brian Bolland, e então pode fazer o que sempre tinha imaginado. Esta edição da Panini é capa dura, contém alguns extras e também comentários do desenhista. Não posso esquecer que contém um capítulo especial de uma história feito pelo próprio Brian, e também o capítulo em que o Coringa apareceu pela primeira vez, lá nos idos de 1940.

Sobre Alan Moore

Sua infância e adolescência foram conturbadas, devido à influência da pobreza do seu meio social e da família. Como cartunista, escreveu e desenhou uma história de detetive chamada Roscoe Moscou, utilizando o pseudônimo "Curt Vile". Avaliando seus trabalhos, Moore concluiu que não era um bom ilustrador, o que o fez centrar seu trabalho em escrever histórias. Escreveu diversos quadrinhos importantes, como V de Vingança e Watchmen (pretendo falar em breve no blog).


Sobre Brian Bolland

Nasceu em 1951, é um artista britânico de quadrinhos. Ele liderou a "Invasão Britânica" da indústria de quadrinhos americana. Bolland permanece em alta demanda como um artista de capa, produzindo a grande maioria de seu trabalho para a DC Comics.

0 comentários:

Postar um comentário