segunda-feira, 21 de setembro de 2015

"A Guerra no Bom Fim", de Moacyr Scliar

A GUERRA NO BOM FIM
Moacyr Scliar
121 páginas
Editora L&PM

Este é o primeiro romance escrito por Moacyr Scliar, um escritor gaúcho, e é justamente falando sobre o bairro do Bom Fim em Porto Alegre, bairro que é o coração judaico da capital gaúcha. O protagonista é Joel, que relembra seus tempos de menino judeu nos idos de 1940. O mais interessante na obra é o seu misto de realidade e fantasia. Na história ficamos sabendo diversas situações que envolvem os moradores. Todas bem diferentes e algumas até mesmo engraçadas.

Temos um livro focado nos judeus, mas temos também conhecimento de conflitos entre negros, alemães, poloneses. Nos é relatado história dos familiares, de amigos, de vizinhos, as notícias da guerra que acontecia na Europa, tudo com muita imaginação e humor, Ficamos sabendo, por exemplo, da égua "Maliciosa" ou "Malke Tube", da garota que possuía uma vagina dentada,  do gato que da família que teve um fim inesperado e, é claro, das várias batalhas que os meninos travavam com os nazistas.

Descobri que a primeira edição do livro na verdade era dividida em três partes, sendo que a segundas e terceiras partes foram retiradas das edições seguintes, uma decisão do próprio autor. De qualquer modo, ainda considero A Guerra no Bom Fim uma leitura recomendadíssima!

Sobre o autor

Moacyr Scliar nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 1937, em sua família de imigrantes judeus-russos. Médico, especializou-se em saúde pública. É autor de obras de vários gêneros, inclusive tendo seus trabalhos traduzidos publicados em outros países. Em 2003, foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras.

0 comentários:

Postar um comentário