sábado, 3 de outubro de 2015

"A Guerra dos Tronos", de George R. R. Martin

Não se preocupem, não haverá spoiler dos acontecimentos do livro! No máximo um breve resumo de alguns personagens!

Então, eu finalmente li o primeiro livro de As Crônicas de Gelo e Fogo (uma adaptação do título original, que se chama A Song of Ice and Fire). É um livro grande, pesado, parece que não acaba nunca, repleto de personagens, todos com muitos nomes estranhos, diversos locais (que você precisa ficar olhando toda hora nos mapas no começo e final do livro para se situar) e como a própria contracapa diz, é cheio de mistério, intriga, romance e aventura. Isso tudo pode assustar marinheiros de primeira viagem, mas eu dou um conselho: vale a pena!


A GUERRA DOS TRONOS
George R. R. Martin
592 páginas
Editora LeYa

A história se passa no continente de Westeros, que é dividido em sete reinos, e em cada um destes reinos existe uma família nobre que os governa. Os Starks são a família mais se destaca neste primeiro livro, eles moram ao norte do continente, no reino de Winterfell, uma região muito fria e repleta de neve. Dentro de Westeros existe Porto Real, uma região quente ao sul, que é o local onde o Rei governa todos esses sete reinos. Basicamente ficamos descobrindo que a Mão do Rei, um cargo de confiança que auxilia o rei a governar, é morto. E então que escolhem como substituto nada mais nada menos que Eddard Stark (também apelidado de Ned), que há pedido do rei se torna sua nova Mão. Entretanto Ned não irá simplesmente para Porto Real para auxiliar o Rei, escondido ele tentará investigar o que aconteceu com o Mão do Rei anterior, que morreu em condições muito suspeitas.

Como muitos devem saber pelos relatos dos próprios fãs da obra, A Guerra dos Tronos é cheia de todos os tipos de personagens mesquinhos, sem escrúpulos e a morte ronda cada página. Mas devo lembrar, os personagens não são divididos estritamente em bem ou mal, todos eles possuem as suas motivações e já passaram por muita coisa para agirem como são. Como existem diversos personagens, e sei que vocês vão querer minha opinião sobre cada um deles, resolvi fazer um breve resumo logo abaixo.

Eddard Stark: É um homem nobre, leal e o governante do reino de Winterfell. É um personagem que muitas vezes coloca sua nobreza acima do perigo que corre. Acabou sendo eleito o atual Mão do Rei, mesmo a contragosto.

Robert Baratheon: É o rei de Westeros, e antigo amigo de Ned. Foi um dos membros da revolta que destronou Aerys Targaryen (o Rei Louco) e acabou por assumir o trono.

Jon Snow: É o filho bastardo de Ned. Apesar de conviver com a família, é sempre colocado de lado. Irá seguir para a Muralha, e seguir o caminho de Patrulheiro da Noite. Gostei bastante do personagem, é um garoto reservado, mas possui muita determinação.

Catelyn Tully: É a esposa de Ned. Em um primeiro momento a considerei uma personagem bem antipática, principalmente por tratar mal Jon Snow. Acabará por tomar algumas decisões precipitadas ao longo do livro, mas nem de perto é uma mulher que fica parada observando. É uma personagem bem forte e na hora que precisar agir vai tomar decisões sem medo.

Arya Stark: Filha de Ned e uma das minhas personagens favoritas! Ela é uma garota que adora se comportar como menino, querendo participar de brigas, aprender esgrima, e passa bem longe das aulas de como ser uma dama que tentam lhe ensinar.

Sansa Stark: A outra filha de Ned é o contrário de Arya, sendo muito chatinha (apelidei ela de Sonsa na minha cabeça). Seu sonho é casar-se com um príncipe e virar princesa, se comportando como uma verdadeira dama para isso. Em alguns momentos conseguirá ser totalmente irritante, mas sei que no fundo ela não é culpada.

Bran Stark: É um dos filhos criança dos Stark, depois de presenciar um acontecimento que não devia ter visto, acaba por ser jogado de uma torre e acaba ficando paralítico das pernas. Um personagem que pode ter muito potencial no avanço da história, pois ele possui todo um mistério sobrenatural que deve descobrir. 

Cersei Lannister: A rainha de Westeros e casada com o rei Robert. Uma mulher de incrível beleza, e que não poupará esforços para conseguir o que quer. Mesmo quando ficamos sabendo de todas as suas artimanhas, não conseguimos odiá-la! Ama seus filhos acima de tudo.

Joffrey Baratheon: É o filho detestável do rei. Extremamente chato e se considera muito pomposo. É alguém que não conhece limites, não perde tempo em desafiar os outros, pois sabe que é bem protegido.

Robb e Rickon Stark: Ambos filhos de Ned e Catelyn. O primeiro é filho mais velho e o sucessor de seu pai no comando de Winterfell, sendo incrível em combate. Já Rickon é o filho mais novo, sendo ainda bem criança.

Daenerys Targaryen: Outra personagem muito interessante, e que parece estar a parte dos acontecimentos principais na história, mas que tem grande importância. Ela e seu irmão são os únicos descentes Targaryen, e possuem ligações com dragões (que até então estão extintos).

Tyrion Lannister: É o irmãos mais novo de Cersei, um homem anão com uma língua afiada, não tendo pudores para falar o que pensa. Confesso que não adorei o personagem como muitos dos fãs (pelo menos por enquanto), mas gosto muito quando ele fala o que precisa ser dito a alguns personagens.

Bem, estes são os personagens que considerei mais importantes. Posso ter esquecido de muita coisa neste breve resumo, mas espero a compreensão de vocês. Gosto de lembrar que a história também possui elementos sobrenaturais, e vamos ouvir falar muito d'Os Outros, criaturas temíveis que ficam além da muralha. Também não posso esquecer dos lobos gigantes que cada filho dos Stark possui, que foram encontrados ainda filhotes perto de sua mãe loba que já estava morta. Depois de serem adotados acompanham os Stark a todos os lugares.

A escrita de George R. R. Martin é deliciosa, e não achei prolixa como muitos disseram, ele sempre faz uma descrição bem pequena de cada personagem e lugar, evitando muito parágrafos de detalhes. O que torna a obra grande, sem dúvidas, é o fato de ter muita coisa para contar, e pode ter certeza, são coisas bem importantes. Os capítulos são curtos e focados em algum personagem e na visão deles, isso foi uma sacada bem interessante, pois a leitura passa voando. Um leitor mais atento com certeza vai conseguir compreender todos os detalhes da trama, e entender bem mais seus mistérios.

Para leitores mais incautos, é bom avisar que a obra é cheia de violência, sexo e todo tipo de coisa de bizarra. Eu particularmente adorei, o livro termina em um ponto que preciso desesperadamente saber o que acontece, mas a missão de ler a continuação ficará apenas para ano que vem.

Sobre o autor


George R. R. Martin trabalhou dez anos em Hollywood como escritor e produtor de diversas séries e filmes de grande sucesso. Autor de diversos best-sellers nos EUA e Europa. sendo em meados dos anos 1990 que deu início a sua mais importante obra: As Crônicas de Gelo e Fogo, vencedora de diversos prêmios e adaptada para uma série de sucesso.

0 comentários:

Postar um comentário