sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

"Eu fico loko", Christian Figueiredo de Caldas

Está ficando cada vez mais comum pessoas ficarem famosas graças ao YouTube. Atire a primeira pedra quem não acompanha um canal assiduamente, a ponto de gostar muito da pessoa que apresenta, como se ela fosse um amigo ou algo assim? É na pegada desta ideia que Christian Figueiredo resolveu escrever seu livro. Youtuber famoso, com mais de 1,5 milhões de seguidores, mais de 100 milhões de visualizações em seus vídeos, e agora, depois de lançar seu livro em 2015, também virou fenômeno literário. E eu, curioso como sou, resolvi ler.

EU FICO LOKO
Christian Figueiredo de Caldas
160 páginas
Editora Novas Páginas

Primeiramente, este tipo de livro não tem como alvo a minha pessoa, e sim adolescentes, ou pré-adolescentes, que passam dificuldades em se encaixar. Quem está nesta fase sabe muito bem como é, e quem já passou lembra dá época com arrepios. Apesar de entender muitos dos temas que o autor quis abordar, senti que em nenhum momento ele queria ficar loko, e sim querer provar a todo custo o quanto ele era normal.

Os amigos sempre o colocavam na parede e pediam para ele ser Macho (sim, com letra maiúscula mesmo), e o que nós acabamos vendo é um show de vergonha-alheia de um menino magricela tentando se encaixar na turminha popular e descolada. Aí ele começa a botar várias lições do que fazer, ou do que não fazer, e no final joga uma moral EM CAPSLOCK daquele capítulo.

Enfim, se você já passou desta fase, ou simplesmente não tem paciência pra ficar lendo histórias sobre namoros, beijos ou a primeira vez de um garoto nerd... passe longe do livro! Eu até poderia jogar a culpa por não ter gostado na escrita ruim, mas o fato é que o garoto é chato mesmo. Tentei ver um dos vídeos dele, mas não consegui, basicamente ele fica falando sobre cotidiano e da sua própria vida, coisas que não quero saber. E sim, lá no fundo da minha cabeça eu fico lamentando como um livro desses faz tanto sucesso.

A princípio essa será minha última resenha de livro este ano, mas ainda farei mais posts este mês! Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário