quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Rick Deckard é um androide replicante ou não?

Desta vez resolvi fazer uma postagem diferente para o Personagem do Mês, e resolvi abordar uma pergunta há muito tempo discutido pelos fãs do filme Blade Runner e do livro escrito por Puilip K. Dick. Tanto livro quanto filme abordam o tema de formas diferentes, mas já deixo claro que, na minha opinião, Rick Deckard é sim humano. Talvez não consiga mostrar todos os pontos e detalhes, mas vocês podem acrescentar algo nos comentários abaixo!

Chegou a hora da verdade
O livro foca mais na questão dos androides não sentirem empatia, ou seja, quando uma pessoa se coloca emocionalmente no lugar da outra em alguma situação. Também não é permitido aos caçadores se envolver com os fugitivos, e por isso eles não possuem piedade pelas vítimas que "aposentam". Mas como eles não sentem piedade, não se colocam no lugar do androide que será morto, todos os caçadores não teriam ausência de empatia? É dito em um momento que androides não sentem empatia por ninguém, nem mesmo por outro androide, isso não seria um sinal que os caçadores são replicantes?

"Morram todos que desconfiam que eu não sou humano"
Em um determinado capítulo o Teste Voight-Kampff é feito em um caçador, o resultado foi positivo em comprovar que ele era humano. Neste ponto poderíamos supor que os caçadores seriam um modelo mais avançado de replicante, como um Nexus-7, e que finalmente conseguem enganar os testes. Contudo, o teste também foi feito em Deckard, mas avaliando se ele sentia empatia pela androide que foi morta, e o resultado foi positivo. Na minha opinião, isso comprova que ele não é um androide, sendo que conseguiu se colocar na situação que outra pessoa passou.

A emblemática cena dos olhos
Já o filme busca trazer sinais de uma forma visual. A principal dica, sem duvidas, são olhos. Todos repararam que os androides possuem um brilho estranho nos olhos? Em uma cena que Rachel está de costas para Deckard, podemos ver ao fundo que nosso protagonista também está por alguns instantes com o estranho brilho no olhar. Sobre o relacionamento de Deckard e Rachel, o ator Rudger Hauer respondeu que acredita sim que o protagonista é humano, e ainda por cima burro, pois faz sexo com uma lavadora-de-pratos e se apaixona por ela!

Rick Deckard e Gaff
Outra pista para que Deckard seja um androide replicante é o misterioso Gaff. O personagem se comporta de forma bem diferente e ao longo do filme faz observações sutis sobre o protagonista. O personagem faz um origami de papel em formato de unicórnio no começo, e depois notamos que Deckard tem sonhos com o animal místico. No fim do filme, Gaff diz: "É uma pena que ela não vá viver. Mas na verdade, quem vai?" Deckard vai correndo procurar Rachel, e encontra o origami de unicórnio na entrada do apartamento. O próprio Gaff indica que ele mesmo é um replicante, e não apenas o fato que Rachel tem um curto período de vida como androide. Também paira a dúvida no ar que ele também estivesse se referindo a Deckard.

O misterioso unicórnio
Ridley Scott comentou anos depois do lançamento do filme que Deckard é sim um replicante. Eu discordo, acredito que Deckard é sim humano, principalmente por todas suas falhas. Apanha de todos, é meio covarde, só funciona empunhando uma arma, e está constantemente assustado. Até poderíamos propor que ele poderia ser um Nexus-7, que se aproxima dos humanos pelas suas limitações, mas não acho que seja o caso. Sinto, porém, que o fato de Deckard ser humano acaba um pouco com a poesia de ambos as obras, filme e livro. Mas e quanto a vocês: acham que Rick Deckard é ou não um androide replicante?

0 comentários:

Postar um comentário